Elaboramos o blog Noviental para que ele seja um espaço de apresentação de idéias e discussão dos temas responsabilidade social empresarial, sustentabilidade, ecoeficiência e engajamento de stakeholders.

O conteúdo original desse blog é proveniente de dois anos e meio de estudos para a elaboração de uma monografia no MBA de Gestão e Tecnologia Ambientais da Escola Politécnica da USP (POLI-USP/PECE) cujo tema foi “A responsabilidade social empresarial como estratégia para execução e comunicação das ações ambientais relevantes às organizações e aos stakeholders”.

O que nos motivou a criar o blog Noviental foi a crença de que todos terão uma parcela de responsabilidade na implantação das ações que vão evitar os transtornos decorrentes da exaustão dos recursos naturais e das mudanças climáticas.

A sociedade deve contribuir apoiando a promoção de uma mudança cultural que valorize o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável. As empresas devem buscar a responsabilidade social empresarial com o objetivo de alterar seus processos produtivos e adotar inovações tecnológicas para criar produtos de menor impacto ambiental sem causar escassez e perda de qualidade dos recursos naturais, respeitando a biodiversidade (ecoeficiência).

As mudanças climáticas e a necessidade de limitação no acréscimo da temperatura global motivarão o surgimento de regulamentações internacionais e legislações nacionais que vão afetar o modus operandi das empresas e o estilo de vida dos cidadãos, gerando forte pressão por mudança em suas atividades diárias.

Quais medidas devem ser tomadas pelas organizações para alterar seus processos de produção com o objetivo de reduzir suas contribuições à escassez de recursos naturais e à mudança climática? Quais são os riscos e os benefícios associados com um novo paradigma de processo produtivo voltado à maior eficiência na utilização de recursos naturais e redução de impactos ambientais? De que forma empresas e cidadãos podem colaborar entre si para que esses impactos sejam minimizados, respeitando os interesses dos envolvidos?

Em nossa opinião, as empresas que adotarem a responsabilidade social encontrarão nela as respostas para essas questões. A responsabilidade social empresarial (RSE) é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, a saúde e o bem estar da sociedade, levando em consideração as expectativas dos públicos de relacionamento (stakeholders).

A ISO 26000, publicada ao fim de 2010, é a norma mais abrangente de responsabilidade social empresarial (alguns autores utilizam os termos responsabilidade social corporativa, enquanto outros preferem responsabilidade socioambiental).

Utilizando a ISO 26000 como guia de RSE e as ISO 14001 e 14044 para gerenciar seus impactos ambientais, as organizações necessitam envolver as partes interessadas na gestão ambiental e no reporte de seus indicadores de desempenho. Estão disponíveis para tal finalidade a ISO 14063, que é dedicada à comunicação ambiental, a norma AA1000SES, aplicada ao engajamento de stakeholders e as diretrizes do GRI, que oferecem princípios e indicadores confiáveis para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Neste trabalho, vamos estudar as orientações constantes daquelas normas, guias e diretrizes de RSE com o objetivo de formular uma estratégia de execução e comunicação de ações ambientais relevantes para as organizações e para seus stakeholders.

Estão todos convidados para explorar e interagir com o conteúdo do blog Noviental, lembrando que  a navegação pelas categorias no menu lateral direito ocorre como se fosse pelos capítulos da própria monografia.

Atenciosamente,

Eduardo Sandoval Perez

Eduardo Sandoval Perez

email: eduardo.sperez@uol.com.br

twitter: http://twitter.com/eduardoperez

facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000155840429

Noviental: http://www.facebook.com/pages/Noviental/162741457103788

 

 

* A lista de livros e links citados nos posts é encontrada ao fim de cada página desse blog.