As partes interessadas, que neste trabalho também serão denominadas indistintamente como públicos de relacionamento ou stakeholders, são todos aqueles indivíduos, grupos de indivíduos ou organizações que afetam ou podem ser afetados pelas atividades, produtos ou serviços da corporação.

O engajamento das partes interessadas é o compromisso de ser responsável para com aqueles que impactem ou que sejam impactados pela organização, permitindo que participem na identificação de problemas e contribuam para suas soluções.

Aceitar prestar contas perante seus stakeholders consiste em reconhecer e assumir com responsabilidade e transparência os impactos de políticas, decisões, ações, produtos e serviços da empresa, bem como dos resultados do desempenho organizacional. Obriga também que as partes interessadas sejam envolvidas na identificação e compreensão das preocupações em matéria de sustentabilidade, ficando a organização disponível para responder às partes interessadas em suas questões relevantes. Tudo isso é refletido na forma como uma organização define o seu modelo de governança, suas estratégias e sua gestão de desempenho ambiental (AA1000SES, 2010).

A premissa básica é que uma organização responsável atuará no sentido de:

  • Definir uma estratégia baseada na compreensão e na resposta abrangente e equilibrada em relação aos assuntos relevantes e às preocupações das partes interessadas;
  • Fixar objetivos e normas, segundo os quais a estratégia e o correspondente desempenho associado podem ser geridos e avaliados;
  • Divulgar informações críveis em relação a estratégias, objetivos, normas e desempenho junto daqueles que baseiam as suas ações e decisões nessas mesmas informações (AA1000SES, 2010).

O engajamento das partes interessadas pode tomar muitas formas, ser iniciado por uma organização ou representar uma resposta da empresa a uma reivindicação de seus públicos de relacionamento. Ele pode ocorrer em reuniões informais ou formais e pode seguir uma grande variedade de formatos tais como reuniões individuais, conferências, workshops, audiências públicas, discussões de mesa redonda, comitês consultivos, participação em fóruns, sociedades e em grupos de comunidade, inclusive em fóruns interativos na Internet (ISO26000).

 

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